PROJETO: O QUE TEM NESSE BAÚ? HISTÓRIAS MUITAS HISTÓRIAS.
Tema : Contos de Fadas
Duração : 1 Semestre
Faixa Etária : 2 e 3 anos - Infantil II
Justificativa
Os clássicos infantis são materiais preciosos que muitas vezes deixam de ser aproveitados como deveriam. Levando em conta a faixa etária da Educação infantil, que é a fase das descobertas, através dos sentidos e imaginação, o Projeto “ O que tem nesse baú? Histórias muitas histórias. Proporcionará as crianças uma linda viagem ao mundo encantado da imaginação, cheio de aventuras e descobertas.
Percebendo o interesse por personagens dos contos de fadas, resolvemos explorar a história Chapeuzinho vermelho, visando resgatar o interesse pelo mundo da fantasia, imaginação e valores, através dos contos de fadas.
Objetivo geral
Resgatar e motivar o interesse pelos contos, pelo mundo da fantasia e da imaginação para contribuir na construção de valores, hábitos e atitudes saudáveis. Conhecer as histórias despertando o interesse e criando situações para que as crianças ampliem seus conhecimentos.
Metas
· Desenvolver a linguagem oral ;
· Ampliar o vocabulário;
· Identificar os personagens das histórias;
· Desenvolver noções de quantidade, classificação e seriação;
· Aprimorar a linguagem oral através de melodias relacionadas aos personagens;
· Construir formas saudáveis de expressar os sentimentos;
· Reconhecer seu próprio corpo, a natureza e seus limites.
Ações
● Contação das histórias;
● Reconto das histórias pelas crianças;
● Dramatização das histórias;
● Dvd das histórias;
● Jogos matemáticos;
● Confecção de painéis com os personagens das histórias;
● Oficina de culinária;
● Desenho , pintura e colagem.
● Experiências
● Confecção de tintas com diversas texturas;
● Cardápio;
● Horta e jardim ;
● Experiências culinárias;
● Caixa surpresa, contendo diversos objetos e texturas.
*Áreas trabalhadas:*
*Linguagem oral*
· Roda de conversa
· Roda de música
· Histórias infantis
· Manusear livros e revistas
· Ouvir histórias infantis (atenção e concentração)
*Matemática*
§ Contagem oral, por meio de brincadeiras e musicas
§ Identificação de características dos objetos
§ Jogos (boliche, amarelinha)
*Natureza e Sociedade*
§ Exploração do corpo
§ Higiene
§ Alimentação
§ Horta
§ Reconhecimento de animais e vegetais
§ Reconhecimento da família
*Artes Visuais*
§ Manusear e explorar diversos tipos de materiais
§ Fazer artístico e apreciação
§ Leitura de imagens
§ Modelagem
*Música*
§ Ritmos
§ Percepção sonora (grave e agudo)
§ Intensidade (forte e fraco)
§ Audição de diferentes Gêneros musicais e estilos.
§ Percepção sons da natureza
§ Percepção dos sons do corpo
§ Brincadeira em roda
§ Brinquedos cantados
*Identidade e autonomia *
§ Imagem corporal
§ Contato com a natureza(horta e jardim)
§ Estimular os órgãos do sentido
§ Respeito e valorização das regras de convívio social
§ Higiene dos dentes e do corpo a partir de situações práticas
*Movimento*
· O próprio corpo -sons internos e externos.
· Contato com diversas texturas
· Explorar percepções sensoriais ( tato, olfato,paladar, e audição).
· Desenvolvimento da psicomotricidade ( rolar, engatinhar, andar, pular, correr ).
· Jornal, revistas, massa de modelar, cola, sulfite, canetinha hidrocolor, tinta guache, argila, cola colorida, pincel, lápis de cor, giz de cera, papéis diversos texturas e cores, barbante, materiais reciclados( garrafa pet, latas de alumínio ), fantasias, TNT, sementes de beterraba, mudas das hortaliças, e flores , terra, água, bambolê, corda, colchão, lençol.
· Uso do computador para visualizar imagens de flores, frutas e hortaliças.
· Impressora
· Livros infantis
*Conclusão:* Encerramento do Projeto na Escola para a comunidade . Apresentando as atividades dos alunos e a horta da escola que poderá ser visitada por todos.
*Avaliação* A avaliação acontecerá no dia-a-dia, por meio da observação e registros no decorrer do desenvolvimento do projeto. Cada criança será avaliada de forma individual, respeitando suas especificidades e o ritmo do desenvolvimento pessoal. Também de acordo com a participação e o retorno que cada criança apresentar durante as vivências e demais atividades realizadas.
*Bibliografia*
Novos caminhos Teoria e Prática na sala de Aula, Aline Correa de Souza, ed.Difusão Cultural
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Ministério da Educação e Desporto, Brasília, 1998.
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